O X do mistério

Título: Aniquilação
Primeiro livro da série Comando Sul
Autor(a): Jeff VanderMeer
Editora: Intrínseca; Edição: 1 (21 de julho de 2014)
Páginas: 200pg
Idioma: Português
ISBN-10: 858057563X
ISBN-13: 978-8580575637
Dimensões do produto: 20,2 x 13,2 x 1,2 cm
Formato: Capa comum
Peso do produto: 222 g






Sinopse:

Um grupo com quatro mulheres, uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga e uma bióloga formam uma expedição para uma área remota que chamam de área X. Antes delas, onze expedições foram mandadas para lá e o mistério da área X só aumentou com cada uma das expedições.
O que é a área X e por que todos que foram até lá adoecem ou sucumbem a loucura? Um mistério que pode custar muito para essas mulheres. Suas seguranças, suas sanidades e suas vidas.


 Razões para ler esse livro:  

  • Se você gosta de mistérios. 
  • Se você é movido pelas perguntas e não pelas respostas.
  • Se você não se importa de não saber cada detalhe sobre as coisas.
  • Se você gosta de livros com visão humana sobre os fatos.

Vou começar dizendo que nem que eu quisesse ia conseguir colocar spoiler nessa resenha. O livro é um mistério muito bem tramado e eu posso falar qualquer coisa que mesmo assim, só quem leu vai conseguir identificar então fique tranquilo que nada que ler aqui vai estragar a história pra você que não leu ainda. 
Pense nessa resenha mais como uma preparação, um teste de águas pra saber se esse é um livro que pode interessar você. Ok? Ok! Então vamos lá.


A Trama – Temos um área X, misteriosa, hostil e que cresce com o passar dos anos. É como um organismo vivo que os cientistas não tem idéia do que seja ou como parar. Onze grupos de pessoas variadas foram mandadas para estudar a área e poucos conseguiram voltar. E, os que conseguiram, não sobreviveram por muito voltar. E, os que conseguiram, não sobreviveram por muito tempo. Já estão sentindo a emoção dessa trama ultra misteriosa?


Eu vou ser honesta, essa premissa é o que me fez querer esse livro. Eu não consigo resistir a um mistério intrigante. Então, em termos de plot\trama, esse livro está muito bem servido.  

Os Personagens – Essa não é uma história normal, é como um diário da narradora então os personagens se formam e modificam conforme o ponto de vista dela. Não vemos muitos personagens e o foco é a narradora que só conhecemos como Bióloga. Nenhuma das quatro mulheres da excursão tem um nome. Todas são referenciadas pelo cargo e isolação é algo bem presente. Conseguimos ter uma noção vaga da personalidade de alguns personagens, mas parte de tudo que é mostrado dos outros personagens possui um reflexo do que é a nossa narradora. É como se o autor fizesse uma comparação entre eles quando a narradora fala das outras pessoas. A única coisa que posso dizer com certeza é que quanto mais eu descobria sobre os personagens secundários, menos eu confiava.


A Escrita – É intrigante. O modo como ele escreve dá a sensação de se estar lendo um diário. É uma visão unilateral e não dá pra ter certeza de nada então conforme a história vai desenrolando você precisa decifrar o que pode estar acontecendo. Eu gostei, tudo que me faz pensar, que me faz querer decifrar sem me levar pela mão eu tendo a gostar muito. Eu posso dizer que com certeza vou querer ler mais coisas desse autor. Trabalho bem feito para o que se propôs.


Considerações – Esse é o primeiro livro de uma trilogia então não espere muitas revelações. É de se esperar que seja mantido algum mistério, mas esse livro vai um pouco além. Você começa o livro com muitas perguntas e quando ele acaba tem mais perguntas do que quando começou.


Se você é um leitor que precisa ter respostas e explicações rápido, então esse não é o livro pra você. Ele mostra o presente onde a Bióloga está se preparando e indo para a área X, mas também aparece muitos flash backs da vida dela, da infância e todas essas informações giram, dançam entre si pintando um quadro que é essa Bióloga. Mostra como ela é, qual é sua criação e como ela reage às coisas que acontecem, mas ela está confusa e já que é através dos olhos dela que vemos a história, ficamos tão perdidos quanto ela. 


Eu, pessoalmente gosto dessa sensação, de me sentir no lugar do personagem como se eu estivesse no livro junto. Como primeiro livro de uma trilogia, ele conseguiu me cativar e aumentar minhas expectativas para o que vem pela frente. Só espero que as respostas venham até o final do terceiro livro. *torcendo*


Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar 💟